Turbina de Reação MCT

Sempre atenta as necessidades, a TGM lança sua MCT: uma turbina de condensação com tecnologia de reação desenvolvida para gerar até 3MW de energia e atender essa fatia de mercado.

A MCT é própria para projetos de Geração Distribuída, que é caracterizado pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis, localizados próximos aos centros de consumo de energia elétrica. Hoje, é uma tendência para consumidores independentes com baixa potência, que utilizam fontes renováveis de energia ou que buscam elevar a eficiência energética da planta. De forma geral, a presença de pequenos geradores próximos às cargas pode proporcionar diversos benefícios para o sistema elétrico, dentre os quais se destacam a postergação de investimentos em expansão nos sistemas de distribuição e transmissão; o baixo impacto ambiental e a diversificação da matriz energética.

O coordenador comercial de Turbinas e engenheiro Flávio Mundim, conta que os clientes  têm visto essa alternativa como uma possibilidade real de negócio. “A MCT é única no mercado. Aplicamos nosso kow-how de turbinas grandes e desenvolvemos um equipamento ideal para minigeração com excelentes benefícios. Entre as principais características dela estão: Confiabilidade Operacional, alta eficiência, instalação compacta e de baixo custo, customizada para viabilizar os projetos de baixa potência e perfeita para geração distribuída”, explica o engenheiro.

Hoje é nítido a preocupação das pessoas e das empresas com o meio ambiente, e, quando conseguimos unir isso à chance de aumentar os resultados dos clientes, eles ficam muito interessados nessa alternativa, principalmente pelo fato de reduzir impactos ambientais. Na maioria dos casos, as pessoas têm a ideia de que, para se gerar energia é necessário um alto investimento, muita biomassa, mas estamos demonstrando o contrário, ou seja, com um bom planejamento  você consegue fazer muito”, fala ele.

 “Quando se realiza esse processo, a energia produzida pode ser consumida no local, o que reduz uma parcela da conta elétrica paga ou o excedente produzido pode ser compensado à concessionária, o que gera créditos para o abatimento na conta de energia quando a produção do consumidor for menor que o consumido. Além disso, a indústria fica mais independente da rede elétrica, conseguindo manter seu processo com mais segurança e excelência. Ou seja, você economiza, fortalece o processo e contribui positivamente com ambiente. Nossa tecnologia é segura e presente em todos os continentes”, afirma Mundim.

Uma coisa é certa: a geração distribuída é uma possibilidade que vem ganhando força no mercado, e a TGM contribui diretamente com essa nova forma de se produzir energia regional e ajudar o meio ambiente.

 

Potência nominal de saída

até 3 MW

Pressão de admissão

até 45 bar (a)

Temperatura de admissão

até 450 °C

 

Mais nesta categoria: « Turbina G5 FAST